Nessa série de artigos estamos abordando os principais locais para casamentos e inspirações para esse dia tão inesquecível. Cada vez mais casais estão preferindo desenvolver um casamento que fuja dos padrões e se volte a personalidade do casal. 

Assim como a montanha, a praia também traz um resgate a natureza muito apreciado por alguns casais, sendo mais uma alternativa diferente e autêntica. Um dos biomas mais populares do Brasil é a praia. O litoral é marcado por nascer e pôr-do-sol incríveis.  

Neste post vamos falar de 4 principais características dos casamentos na praia para vocês se inspirar!

 

1 – Local

Quando os noivos querem se casar tendo o mar como convidado é preciso se antecipar a várias situações. Uma delas é a logística para realização do casamento. A praia precisa ser acessível e o principal: é preciso conseguir um alvará com a prefeitura com no mínimo 6 meses de antecedência. 

Assim como na montanha, a praia também precisa possuir uma acessibilidade adequada. Sempre pense nos veículos que vão levar as coisas para este espaço. O caminho precisa apresentar boas condições, para que ninguém fique atolado.

Existem vários estilos de casamento na praia. O casamento pé no chão, os casamentos em decks ou em quiosques com visão para o mar e em casas com praias exclusivas. Pensar nisso é o primeiro passo. 

Caso o lugar escolhido esteja localizado em outra cidade, lembre-se de enviar os convites aos convidados com pelo menos 6 meses de antecedência para que os mesmos possam se programar para comparecer e pensar nos trajes.

Outras informações como temperatura média, mapa e fotos do lugar podem ser interessantes.

 

2 – Estação do ano

Se o local escolhido for uma praia pública, o alvará é indispensável. Assim como pensar na possibilidade de fazer o casamento em época de baixa temporada. Verifique a previsão do tempo, inclusive com moradores da praia. Chuva e praia não funcionam então estejam realmente atentos a isso. Isso tudo requer pesquisa e depende muito do local escolhido. E não se esqueça de perceber se a noite costuma ser dos pernilongos. 

As roupas devem ser bem leves já que o clima de praia costuma ser o calor. As noivas acabam optando por vestidos fluidos e leves, enquanto os noivos trocam o social pelo estilo mais despojado. Da cabeça aos pés o conforto e fluidez que a água inspira, acaba sendo uma das principais características. Afinal, ninguém gosta de passa calor de mais na praia.

Falando nisso, não se esqueça dos horários de picos do sol,  tanto para as fotos quanto para o conforto. Marque o casamento e aproveite a golden hour

 

3 – Buffet

Independente da simplicidade ou sofisticação da festa, o cardápio na praia exige refeições frescas e leves. O clássico é o prato a base de peixe e frutos do mar. Se você quiser inovar pode se inspirar na comida havaiana. O Poke tem feito muito sucesso nas praias do Litoral.

As bebidas e drinks refrescantes são essenciais. Água de coco, sucos naturais, águas saborizadas, drinks a base de frutas são ideias bem bacanas para compor o clima da festa. 

Além disso, itens praianos costumam aparecer não só na decoração mas também na comida. Docinhos podem ser decorados com conchas, estrelas-do-mar, sereias, entre outros.  

 

4 – Decoração

A decoração deve lembrar a natureza praiana. As flores são mais finas, folhagens maiores. O verde, branco, amarelo e azul costumam predominar. Vivemos num clima tropical, o que mais temos é inspiração para arranjos mais despojados. 

Flores também podem estar soltas sobre os espaço. A utilização de tendas, luzes, velas e guarda-sóis são típicos de casamentos na praia. As estampas são bem-vindas, assim como itens que conversem com o branco e com azul. As flores e os itens temáticos podem inspirar desde a decoração até os acessórios da noiva. 

Entre os casamentos na praia, a lembrança que faz mais sucesso são os chinelos, pois são itens indispensáveis e geralmente nenhum convidado vai para a cerimônia usando um. Caso você queira fugir do tradicional, pense em itens que são parceiros de praia como kits com protetor solar, sabonete, doces frios, vidrinhos de óleo com mensagens ou desenhos de areia são outras opções.

E isso porque nem falamos no luau! Uma ótima pedida é a música acústica e mais próxima do público, sem tantas parafernálias de som. Afinal, tem cenário mais bonito que o mar? Barulho mais relaxante que o som das ondas batendo? Ou melhor, paisagem mais linda que um anoitecer ou amanhecer na praia?  Um casamento na praia promete momentos inesquecíveis para todos os presentes. 

Se seu sonho é ter um casamento desse tipo e gostaria de eternizar esse momento da forma mais linda e simbólica possível, a Plus Locações pode te ajudar nisso!

Sediada em São José dos Campos, a cerca de 90 km do Litoral Norte, a Plus Locações tem a disposição um catálogo bem completo com mobiliários adequados para qualquer evento, inclusive para o tão sonhado casamento na praia.

SOLICITE UM ORÇAMENTO