Nessa série de artigos vamos abordar os principais locais para casamentos e inspirações para esse dia tão inesquecível. Cada vez mais casais estão preferindo desenvolver um casamento que fuja dos padrões e se volte a personalidade do casal. 

A natureza é uma alternativa diferente e autêntica, especialmente para casais que se identificam com a ideia. Aplicar aspectos pessoais na decoração do casamento torna o dia ainda mais especial. 

Uma das marcas do Brasil é a diversidade de biomas existentes, um deles é a montanha. As serras brasileiras são preciosidades que abrigam um clima mais frio e uma beleza exótica. 

Esses lugares incentivam a troca verdadeira e nos fazem querer passar mais tempo próximo às pessoas que amamos. Neste post vamos falar de 4 principais características dos casamentos na montanha para você se inspirar!

 

1- Local

A primeira coisa a se pensar quando os noivos querem se casar aos pés da serra é na logística para realização deste evento. Existem vários espaços ou hotéis que disponibilizam a estrutura necessária para realização da cerimônia. É preciso facilitar o acesso para os convidados também. 

Preze por uma acessibilidade adequada. Pense nos veículos que vão levar as coisas para este espaço. O caminho precisa apresentar boas condições. É legal até providenciar placas que indiquem o caminho do evento. 

Outra dica importante é avisar os convidados sobre a escolha do espaço. Informações como temperatura média, mapa do lugar, característica e até uma prévia de fotos do lugar.

 

2 – Estação do Ano

A oficial temporada de montanha é o inverno. O outono se assemelha, a maior diferença fica na vegetação mais enxuta. De resto, as temperaturas geralmente estão baixíssimas, o céus estão limpos e algumas flores já até começam a desabrochar. Os visuais são incríveis e com mínima chance de chuva. Diferente da Primavera-Verão.

No inverno propicia a decoração direcionada ao estilo boho-chic. O rústico, acolhedor e descontraído toma conta do espaço. O ruim é que como está em alta temporada, as cidades de montanha costumam apresentar um preço mais elevado. 

Mas saiba que não é impossível fazer um casamento na montanha no verão. Estando atento a condições climáticas, é possível. As montanhas continuam ali o ano todo. Nas montanhas de regiões litorâneas o calor durante o dia é garantido e costuma cair no fim de tarde.  

A primavera incentiva o estilo shabby chic. A simplicidade e a elegância são destaques.  É possível criar o contexto de região serrana em qualquer lugar. Nesse período há mais lugares disponíveis e os preços estão mais acessíveis. 

 

3 – Buffet

As regiões serranas possuem especialidades culinárias únicas. Vale a pena pesquisar e ir conhecer esses lugares afim de trazer um pouco da serra para a mesa dos convidados. O menu garante o sucesso da festa.  Lembre das temperaturas, tente dar preferências a pratos que possam dar uma aquecida. Comidas feitas com ingredientes autênticos da região, sopas, escondidinho ou fondue são os mais comuns. 

Caso seu casamento seja no verão é possível trazer ingredientes mais refrescantes em saladas, massas, risotos. Doces com caldas quentes ou cremes gelados para o calor são ótimas pedidas. São inúmeras alternativas deliciosas para esse dia especial. 

 

4- Decoração

Por último, dê especial atenção aos itens decorativos. As montanhas são demarcadas pela simplicidade, rústico, paisagens amplas, vegetação exótica e luzes que dão a ideia de estrelas. As flores apresentam tons mais frios como verde-musgo, azul, bordô e roxo. As mais comuns associadas às regiões de montanha durante o outono e inverno são as tulipas, azaleias e lírios. Já no verão ou primavera ficam as hortênsias ou gérberas. E há ainda flores como os copos-de-leite que florescem o ano todo.  

São muitas possibilidades, o que se repete são os móveis de madeira rústica, objetos feitos de cerâmica. Utensílios que remetam ao vintage. Tochas, velas de citronela (que ajudam até a evitar mosquitinhos) e varais de luzes na pista de dança. 

Outro fator importante é a atração musical. O som ao vivo sempre aquece mais o clima, mas um DJ também é bem-vindo. E para as lembrancinhas, pensem em ensinamentos das montanhas como a essência das coisas, o cuidado e a nossa pequenez diante da natureza. Pode-se pensar em plantas, coisas comestíveis, ecológicas e úteis.

A montanha dá muitas ideias do que se pode fazer, mas lembre-se de dar atenção a estes pontos como boa localização, decoração, clima e alimentação. O aconchego vai ser certo!

Está querendo realizar um evento desse tipo? Deixe a decoração do seu evento com a Plus Locações. Possuímos os mobiliários e acessórios perfeitos para decoração na montanha, prezando sempre pelo comprometimento e exclusividade.

VER CATÁLOGO